Conta o que? Contafio oras! – Por Alessandra Costa

O contafio é uma lente de aumento que serve para examinar a qualidade dos pontos na impressão CMYK, segundo a ANER (Associação Nacional dos Editores de Revista).

Mas que raio é essa coisa de conta fio?!

Ao menos para mim, no primeiro momento que tive contato com essa gracinha, logo associei às lupas que, entre outras coisas, são usadas para fazer faíscas, veja só!

Mas enfim, o contafio só possui em comum com uma lupa a presença de uma lente. Se você puder compará-las perceberá que a lupa aumenta a superfície observada conforme nos distanciamos dela, já o contafio, revela detalhes que até mesmo a lupa não alcança, detalhes difíceis de serem vistos a olho nu. Aliás, se quisermos fazer uma comparação mais eficiente, ele está mais para um microscópio do que para uma lupa.

É utilizado principalmente nas áreas gráfica, têxtil, agrícola e fotográfica. A origem do seu nome vem exatamente de sua utilização em tecidos, a fim de contar seus fios com precisão. Citando brevemente os setores agrícola e fotográfico, no primeiro tem por função evidenciar alguns detalhes como ácaros e no segundo auxilia na verificação de negativos e também na técnica de macrofotografia, onde é colocada a frente da lente.

Na área gráfica é utilizado principalmente como auxiliar no controle das cores e em seu registro no suporte, seja papel ou plástico, por exemplo. O registro nada mais é do que o alinhamento exato das cores para que possam ser criadas as nuances corretas.

Figura 1 - Imagem com excesso de erro de registro à esquerda e a normal à direita.

Imagem com excesso de erro de registro à esquerda e a normal à direita.



As variações entre contafios vão de acordo com seu material, plástico ou alumínio geralmente, diâmetro da lente e ampliação.

Em suas formas se destaca pela sua portabilidade, por se pequeno e fácil de carregar. Os convencionais possuem uma base métrica auxiliar que o apoia tranquilamente no suporte analisado, tendo logo acima a lente.

Figura 2 - Exemplo de conta fio convencional

Exemplo de conta fio convencional



A ampliação mínima é em torno de 3x a 5x, chegando até a 20x nos modelos convencionais. A tecnologia contribui nos atributos dessa ferramenta, exemplos são o chamado microscópio de bolso, que tem ampliação de 20x e até uma “luzinha” acoplada e também o contafio digital, que pode ter ampliação de até 108x e pode digitalizar as amostras, praticamente perfeito não é?

Figura 3 - Contafio digital

Contafio digital



Figura 4 - Micróscopio de Bolso

Microscópio de Bolso



Para quem estuda design gráfico, segundo professores da área de produção gráfica, um contafio com ampliação de 10x é o suficiente para se começar.

Ele é extremamente recomendável para que se conheçam de perto as diferenças entre os processos de impresso, por exemplo, tornando a aprendizagem mais prática e real. São fáceis de se encontrar, seja em papelarias ou na famosa rua 25 de março.

Dentre tantas opções vale lembrar que a escolha para uso profissional depende da ampliação realmente necessária que não precisa ser exatamente de 108x e do orçamento.

Enfim, espero ter apresentado devidamente o contafio a vocês e que tenha sido um prazer conhecê-lo.


Mande você também o seu texto para contato@coletividad.org
Faça parte do grupo: http://www.facebook.com/groups/108370179294056
Curta nossa página: http://www.facebook.com/COLETIVIDAD

Por Alessandra Costa

Alessandra

Anúncios