Entrevista Alexandre de Bastiani |Por Coletividad

The Spummy

Iniciado em 2003, o Electrolux Design Lab é uma competição aberta a todos os estudantes, graduados ou não, de Desenho Industrial do mundo! Os participantes devem sugerir e apresentar propostas inovadoras e conceituais para utensílios domésticos do futuro.

Exemplos de temas deste concurso são: Alimentação Saudável, Vida sustentável, Geração Internet. Neste ano o tema foi “Experiências Sensoriais mais Completas” (Fuller Sensorial Experiences).

E o Brasil está lá! Muito bem representado por Alexandre de Bastiani, designer paranaense e um dos finalistas do concurso, que veio nos contar um pouco sobre sua vida e experiências deste concurso internacional!

1. Alexandre, primeiramente, conte-nos um pouco sobre você: aonde estudou, se trabalha, de aonde surgiu o interesse pelo Design… à vontade!

Olá, primeiramente quero agradecer pelo convite, muito obrigado! Bem, eu sou Designer de Produto recém-formado pela PUCPR. Este ano foi a minha ultima oportunidade de participar do Electrolux Design Lab por já ser formado.

Eu trabalho na área de Branding, ajudando a construir marcas de valor. Para quem se interessa, recomendo se aprofundar nessa área, é muito bacana.

É engraçado que, quando eu me interessei pelo Design eu pensava uma coisa, agora já tenho uma visão muito diferente da profissão e que me deixa mais apaixonado por ela. Eu me interessava, quando mais novo, em desenhar. Queria ter uma profissão em que pudesse desenhar. Alguém deve ter me falado que engenheiros desenhavam, então quis fazer engenharia mecânica porque achava que iria desenhar carros. Só depois descobri o tal do Design e decidi que iria fazer isso. Ainda desenho, mas muito menos do que imaginava.

2. Conte um pouco sobre o Spummy, como é que funciona e seu objetivo!

A proposta era de desenvolver um eletrodoméstico conceito que proporcionasse experiências sensoriais ao usuário. Observando as pessoas que cozinham (e que apreciam essa atividade), pude perceber que um dos maiores problemas enfrentados por elas está no momento de criar algum prato novo. Quando estamos criando alguma receita, é normal, faz parte do processo, errar. Cometemos erros até acertar o sabor perfeito. Este processo de tentativa e erro gera perdas, tanto de tempo quanto de ingredientes.

O Spummy será um facilitador da criação de receitas. O usuário será capaz de simular infinitas combinações de ingredientes e processos sem desperdício de ingredientes, com economia de tempo e de uma forma sensorial e divertida, pois ele irá promover à experimentação de tudo aquilo que o usuário criar. O objetivo principal é de tornar a criação de receitas, uma atividade mais precisa, eliminando aquele medo de errar na receita perdendo tempo e ingredientes.

A utilização é simples e intuitiva, uma interface touch será projetada sobre a mesa. Através dessa interface, o usuário terá a possibilidade de testar combinações, escrever receitas e salvá-las para posteriormente executá-las. Sempre que achar necessário, será possível ordenar uma amostra daquela combinação de ingredientes criada. Essa amostra será uma “nano espuma” comestível que carregará consigo o sabor, aroma e textura daquilo criado. A nanotecnologia nos permite sonhar com isso. Apenas utilizando água, o produto será capaz de fabricar a espuma. Se gostar do resultado, a pessoa poderá finalmente ir ao supermercado e comprar os ingredientes para, de fato, cozinhar aquilo que foi criado.

Podemos falar que o Spummy proporciona duas experiências inesquecíveis. Ele cria uma experiência totalmente nova e única no processo de criação e experimentação de sabores sempre visando à autêntica experiência de cozinhar que, é de fato a experiência que o usuário quer ter.

The Spummy

3. Como disse em entrevista à Electrolux, a inspiração para o Criador de Sabores, Spummy, se deu através do filme Ratatouille, correto? Você teve mais algum outro fator que te influenciou?

Sim, tive! Assistindo o Ratatouille eu tive o primeiro insight, aquela ideia que teve de ser sustentada depois. Para sustentar essa ideia (um produto que simule combinações de ingredientes) tive outras inspirações.

A primeira veio de uma dificuldade enfrentada por pessoas que cozinham, o medo de cometer erros, errar a receita. Eu cozinho, gosto de tentar coisas diferentes, mas normalmente erro e perco tempo e ingredientes. Conversei com pessoas que cozinham, gostam de criar novos pratos e esse problema era comum entre todos. Sendo assim pensei num produto que ajudasse a criarmos receitas sem desperdiçar ingredientes.

Para propor a utilização da espuma comestível, minha inspiração veio do criador dela, o chef de cozinha catalão Ferran Adrià cujo restaurante foi considerado o melhor do mundo por 4 anos consecutivos.

Além desses, tive tantos outros fatores que me influenciaram. Desde questões sociais e ambientais no futuro à vertentes artísticas e de design para a definição da forma do produto.

4. O que achou de criar e desenvolver um projeto dentro do conceito de Experimentos Sensoriais?

Desafiador! Me envolvi inteiramente no projeto desde comer, degustar, cheirar à de fato cozinhar! Sem as sensações, os sentidos humanos, não há design! Foi o melhor tema do Design Lab até hoje, com toda certeza.

5. Quanto aos materiais utilizados no Spummy, você teve preocupação em construir algo que converse com esse mundo sustentável ou, por se tratar de um concurso conceitual, não se prendeu tanto a esses detalhes?

Minha preocupação foi socioambiental! Não necessariamente nos materiais utilizados, mas no conceito do produto.

No futuro, 70% da população mundial estarão vivendo em zonas urbanas. Isso significa que apenas 30% estarão produzindo para 100%. O Spummy permite a criação de receitas sem nenhum desperdício de ingredientes, o que é um argumento muito sustentável.

6. A última fase do concurso aconteceu na sede da Electrolux em Milão, certo? Vocês chegaram a conhecer seus escritórios ou participaram apenas para a premiação? Conte-nos um pouco sobre essa experiência!

Na verdade o evento final do Design Lab ocorreu no Museu Triennale di Milano. Não chegamos a conhecer a sede da Electrolux em Milão.

Quanto à experiência, foi incrível! Fiquei por uma semana lá, conhecendo designers do mundo todo, executivos da empresa, tendo aulas de apresentação importantíssimas com uma consultora da empresa. Além de toda a experiência gastronômica que tivemos. Jantamos e almoçamos em diversos restaurantes. O hotel parecia um museu de arte moderna e design, cada andar tinha uma mostra diferente.

O evento foi perfeito, centenas de jornalistas do mundo todo, estudantes da Domus Academy de Milão. Apresentei meu produto para profissionais renomados. Não ganhei o prêmio, mas a sensação era de orgulho e dever cumprido, tanto que todos nós finalistas viramos amigos, saímos para beber após o evento e estamos mantendo o contato.

7. Pensa em dar continuidade a esse projeto, como inscrevê-lo em demais concursos?

Não, acho que o Spummy cumpriu aquilo para o qual foi proposto. Desejo que um dia, no futuro, a Electrolux olhe para ele e o desenvolva.

The Spummy

8. Já havia ganhado concursos de Design antes? Se sim, quais e com quais projetos?

Nunca ganhei qualquer concurso de Design. Já fui premiado, junto ao meu amigo Carlos Eduardo, pela 5ª colocação no Prêmio PUC 2010, um concurso promovido internamente na universidade.

9. Você tem algum Designer contemporâneo, nacional ou internacional, que te inspira? Tem alguma obra favorita dele?

Me inspiro no trabalho do Kleber Puchaski, daqui de Curitiba. Não há uma obra favorita, gosto mesmo de como ele trabalha, como enxerga o Design, pois compartilhamos dessa mesma visão.

Em 2006 ele foi finalista do Design Lab com o conceito Hydrosphere, e foi inspirado nele que tracei a meta de um dia ser finalista do concurso. Hoje eu consegui.

10. Para finalizar, deixe sua impressão final sobre o que é participar de concursos, a importância deles para os estudantes de Design e o que aprendeu neste último!

Para todos os designers, formados ou não, participem de concursos. Eu participei muito pouco na faculdade, deveria ter feito mais. Qualquer um consegue ser premiado, basta cair de cabeça, se esforçar. Não existe aquela velha desculpa de não haver tempo. Claro que temos tempo, só devemos aproveitá-lo. O Spummy nasceu nas madrugadas.

Confiram o vídeo de projeto de Alexandre, Spummy, para o Electrolux Design Lab 2012!

http://www.electrolux.co.uk/PageFiles/1771611/untitled%20%5b1%5d.bmp



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