Para Argumentar – Sintaxe da Linguagem Visual – Por Carol Campos

Sintaxe da Linguagem Visual (Primer of Visual Literacy) de Donis. A. Dondis não vai ser o livro mais didático ou claro da sua prateleira. Sim, a autora explica exaustivamente o quão importante é a linguagem visual, sim você se perguntará se só esta achando o ponto esquerdo da página tão atrativo porque sempre foi assim ou por mera influência, e sim haverá informações a principio óbvias.  Mas mesmo assim, você deveria ler o livro.

Donis deve ser aplaudida pela iniciativa (ou continuidade de uma iniciativa realizada por autores como Arheim) de propor a existência de uma linguagem visual, e mais ainda por dizer que esta tem importância. A proposta do livro é realizar um alfabetismo visual, ensinar pessoas a reconhecerem porque “x” obra é boa e outra não, desmistificar o ramo da composição como fruto de sorte, acaso ou dom. Dondis a enquadra como fruto de conhecimento e técnica.

Sei, mas para que isso? A atual desalfabetização visual em que vivemos não é nada mais do que a culpada por clientes e público alvo por vezes não apreciarem o trabalho de um bom designer. É uma das razões para o design ser visto como estética, supérfluo e fruto do acaso, de fato a ignorância sobre o assunto é tanta que recebemos pedidos de layout com prazo de “meia hora”. Porém sendo a linguagem visual uma matéria inexistente nos currículos escolares (como a semiótica) como exigir que cliente e receptor a compreendam? Impossível, assim alguém deve ser responsável por educá-los, e este alguém deve ser quem tem mais a ganhar com sua valorização, ou seja, designers.

O fato é que em geral nem mesmo nós sabemos do que se trata. Faltam-nos palavras quando a pergunta se refere ao porquê da imagem estar em tal tamanho, tal coisa ser diagramada na direita, o ponto azul e não o verde. Não é (espera-se) mero acaso, é um elemento chave para o balanceamento do todo, mas sem o devido conhecimento técnico, o que falar? Para poder defender sua composição, saiba linguagem visual. Em Sintaxe da Linguagem Visual, embora a autora não delimite a percepção em algo meramente mecânicos e técnico, são dados alguns parâmetros bem claros que podem ajudar sua futura argumentação, isto é, se você ler o livro.

Linguagem Visual Zupi


Mande você também o seu texto para contato@coletividad.org
Faça parte do grupo: http://www.facebook.com/groups/108370179294056
Curta nossa página: http://www.facebook.com/COLETIVIDAD

Por Carolina Campos